quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

“Apontamento de Aula sobre Guernica*” ou “Crônica sobre Guernica”, de Carmélia Aragão (17.1)

Clique na imagem para ampliar!


(inspirado em uma história protagonizada pela profa E. Yunes)

Na exposição era fácil reconhecer os especialistas.
Para não atrapalhá-los, a professora sentou as crianças no chão e baixinho explicava quem era Picasso, de onde veio, o temperamento, as esquisitices. Nada sobre as obras, ela não era especialista, os pequenos que tirassem suas conclusões.
Enquanto isso, logo ao lado, os doutores da arte dissecavam tudo em voz alta: as perspectivas, as cores, talvez até a beleza.
Inesperadamente, uma das crianças se levantou reproduzindo aquele mesmo tom e trejeito. O mesmo ar estupefato. Porém, legitimamente estupefato.  Todos se viraram para ouvir aquele menino, sem amarras, diante de Guernica:
"Vejam: o mundo está de cabeça para baixo".
Anos mais tarde, a professora nos contou, em sala de aula, que aquela havia sido a melhor apreciação sobre Picasso que ouvira em toda sua vida. Infelizmente, não sabia sobre o paradeiro daquele garoto. Mas que certamente ele deveria ter se tornado um homem sensível. Ou quem sabe esperássemos pelo pior e o mais terrível: talvez tivesse colocado o mundo em sua devida ordem.

*Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da  República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário