Abertura da exposição “Bandeiras da Nice”
13 de julho de 2011
Horário
18 horas
Local
Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro – ao lado da Praça dos Leões)
Durante a exposição, acontecerá o lançamento de Conversas com Nice (76 páginas), de Alberto Rodrigues Soeiro.
Sobre a Exposição:
Fazer noventa anos de vida é muito e completar esses noventa anos pintando, desde a adolescência, é viver duas vezes.
É o que acontece com Nice, que aprendeu, na SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas), a pintar, desenvolvendo toda a sua capacidade artística. Não parou mais. Pintou paisagens, marinhas, trechos de ruas e tudo mais que desejou, da figura ao abstrato.
Houve época em que os artistas descobriram que fazer interferência nos trabalhos dos colegas era interessante. Nice provou desse momento.
Em 1994, no Mondubim, escolheu sobre quem e sobre o quê interferir, sem perder seu tom e identidade. Antônio Bandeira foi o escolhido e o trabalho foi um desenho reproduzido na capa do catálogo do Mini-Museu Firmeza.
Vinte e oito trabalhos surgiram dessa interferência, onde Nice, sem deixar de ser Nice, ocupou o espaço já ocupado por Bandeira, deixando no ar um Bandeira em segredo.
No embalo dessa fase fui guardando sua produção para um futuro mais expressivo, onde melhor poderiam ser apreciados. Ficaram inéditos até então.
Esse passado encontra agora, em julho de 2011, nos noventa anos da Nice, o seu momento oportuno para ser exposto, se revelando em pinturas que o Museu do Ceará apresenta em homenagem à pintora.
Estrigas
Realização
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Museu do Ceará
Associação dos Amigos do Museu do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário