terça-feira, 16 de março de 2010

Lançamento QUINTA-FEIRA de "A Estrutura Desmontada" (2ª edição), de F.S. Nascimento, na OBOÉ (18.3)

Clique na imagem para ampliar!

Sobre a Obra: Segundo Fábio Lucas, escritor e crítico literário, F.S. Nascimento pretendeu, com A Estrutura Desmontada, proceder a uma organizada investigação de duas “novelas-reportagens” do autor Durval Aires: Os Amigos do Governador e Barra da Solidão. Além da pormenorizada avaliação estética dos processos narrativos de Durval Aires, F.S. Nascimento classifica os próprios critérios de análise literária e experimenta o seu alcance prático. Importantes se revelam os ensinamentos múltiplos sobre a arte da narrativa, além de constituir-se uma das boas contribuições à análise e à interpretação da narrativa no Brasil, ao combinar a serenidade da segurança cultural com o entusiasmo da criação da metalinguagem.

Sobre o autor: F.S. Nascimento é um dos maiores críticos literários cearenses e figura de destaque nacional. Foi diretor da Imprensa Universitária e da Divisão de Intercâmbio Cultural. Autor de vários livros, dentre os quais A Estrutura Desmontada (publicada, a primeira vez, em 1972, pela Imprensa Universitária da UFC), Quadrilátero da Seca (1988) e Três Momentos da Ficção Menor (1981), dentre outros.

Sobre a Coleção Nossa Cultura: É um estímulo do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura em coedição com a Universidade Federal do Ceará/UFC, no sentido de configurar uma política do livro que atenda à descoberta, ao registro e à renovação de nosso patrimônio cultural, além do fomento de acervos para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.


A Coleção é dividida em séries: “Luz do Ceará”, “Memória”, “Panorama Nacional” e “Biblioteca Bolivariana”, que destacam aspectos como a contribuição relevante de autores cearenses na área de criação e reflexão, a recuperação documental e patrimonial de nosso acervo literário para o resgate essencial da expressão cultural do povo cearense e a formação mestiça da cultura ibero-americana.



Compareça e divulgue para sua lista de amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário