sábado, 24 de setembro de 2016

Encontro de Produtores, Formadores e Coletivos em Quadrinhos no Ceará, 28/9, no Dragão do Mar


Data e horário: 28 de setembro (quarta-feira) de 2016, às 19h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Convidados da mesa:
· Fabiano dos Santos Piuba (secretário da Cultura do Estado do Ceará)
· Paola Braga (secretária executiva Municipal da Cultura de Fortaleza)
· Glauber Uchôa (coordenador da Economia Criativa do Sebrae)
· João Belo Jr (integrante do coletivo The Comics Café)
· Débora Santos (integrante do Netuno Press)
Mediação: Daniel Brandão (quadrinista e formador em HQs)
Objetivo do Encontro:
O encontro é uma GRANDE CHAMADA que visa reunir e integrar autores (produtores), formadores e coletivos em quadrinhos que compõem as cadeias criativa, produtiva e leitora de HQs para debater assuntos de interesse, entre eles, as políticas públicas de fomento, formação e ampliação da atuação das referidas cadeias, oportunizando espaços alternativos de produção, promoção e fruição de bens e serviços culturais.
Na ocasião, a Secult, SecultFOR e Sebrae apresentarão a sua visão e as propostas ao segmento para o ano de 2017, entre outras novidades.
É fundamental que os autores independentes e integrantes de coletivos de quadrinhos, além de todos os interessados no desenvolvimento das ações relativas às HQs, se façam representar, estando presentes, ouvindo, participando e contribuindo com sua experiência na discussão e na busca de alternativas de fomento do segmento.
Na entrada do auditório, serão registrados todos os autores/coletivos presentes.
Divulguem, compartilhem, reúnam-se e fortaleçam os Quadrinhos do Ceará.
Podemos conseguir mais, se estivermos juntos!
Entre com a gente nessa corrente!
fdr.org.br/uane/hqceara
Apoio
Instituto Dragão do Mar
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Realização

Fundação Demócrito Rocha

2 comentários:

  1. O curso HQ Ceará me forneceu muitas informações dentro dos conteúdos, com isso poderei enriquecer muito mais a forma de transmissão de conhecimentos a alunos do Ensino Fundamental. Fico grato por mais esse curso da "FDR".

    ResponderExcluir
  2. "Encontro de Produtores, Formadores e Coletivos em Quadrinhos no Ceará"

    Na sua apresentação, Paola Braga (secretária executiva da Secultfor), informou que haverá uma ampliação da Gibiteca de Fortaleza e que serão inauguradas mais duas gibitecas na periferia. Débora Santos (responsável pelo coletivo Netuno Press), em sua apresentação, falou da sua carreira e da Netuno Press, que existe desde novembro de 2015. João Belo (responsável pelo coletivo The Comics Café), falou sobre o The Comics Café e alguns assuntos referentes à distribuição de quadrinhos.

    A principal pergunta feita pelo mediador, não necessariamente nessas palavras, foi a respeito do que as secretárias poderiam fazer para colaborar com a produção, distribuição e venda de quadrinhos no Ceará.

    Paola disse que a Secultfor pretende retomar os cursos quadrinhos. Dois prédios receberão novas bibliotecas. A biblioteca Dolor Barreira terá o acervo ampliado. Além disso, ela fez bons comentários sobre o terminal literário e o compartilhamento de livros nas praças, que tem parceria com empresas ou associações. Comentou que o objetivo da secretaria é difundir a leitura uma forma geral.

    Valéria Cordeiro (coordenadora de Artes e Diversidade em Cultura da Secult) falou sobre o edital de artes , a presença dos quadrinhos na bienal do livro, dentre outros assuntos.

    João Belo comentou sobre a profissionalização dos artistas e o possível "gargalo" da distribuição com o aumento da produção de quadrinhos, principalmente, para quem participa de editais.

    Débora Santos comentou que seria importante considerar a diferença entre quadrinhos, literatura e artes visuais nos editais. Quadrinhos são, na maioria das vezes considerados subcategorias de artes visuais. Segundo ela, deve-se pensar nos quadrinhos como linguagem.

    Glauber Uchoa (coordenador de Economia Criativa do Sebfae), comentou que o Sebrae fez ações de mercado com o objetivo de atingir aqueles estava a fim de alcançar o mercado. Comentou sobre o apoio de Zé Wellington, roteirista premiado pelo HQMix 2016. Algumas das ações do Sebrae foram citadas, tais como: sequência de palestras de profissionalização; feira do empreendedor com debate de quadrinhos; rodadas de negócio de quadrinhos; patrocínio na participação de 4 quadrinistas na Comic Con Experience (CCX); fez diálogos com estúdios de Limoeiro do Norte; fez coordenação das rodadas de negócio. Além disso, comentou sobre o Panorama Ceará de Ilustração de Quadrinhos, que contou com 23 apresentações em que os artistas fizeram "pitches" (apresentações curtas) de 3 minutos nos quais apresentaram seus projetos. Após este evento, as editoras marcaram encontros individuais com alguns artistas; houve um artists' alley, espaço no qual autores divulgaram seu trabalho; houve processo de seleção, inscrição e a quantidade foi surpreendente. Ele deixou claro, desde o começo, que o foco do Sebrae são as empresas. Inclusive, mostrou vários gráficos traçando o perfil dos participantes do evento, em sua maioria homens (mais de 70%), disse que poucos possuem CNPJ e que houve dificuldade de apresentação de vários, pois não estavam preparados para o modelo de apresentação. Ele comentou que as editoras locais não tinham noção do cenário dos quadrinhos. Agora, há parcerias, com a Câmara Cearense do Livro, por exemplo, com o Booktruck.

    Nos minutos finais, houve debate sobre as dificuldades de se organizar eventos relacionados a quadrinhos, a discussão sobre e real necessidade de grandes eventos ou de pequenos eventos com foco bem definido, a necessidade de políticas públicas que apóiem a capacitação, profissionalização, produção e distribuição, a importância que devemos dar ao trabalho local. Comentou-se que não somos apenas "quadrinistas cearenses" e sim quadrinistas acima de tudo. Além disso, foi comentado que há necessidade de um processo sedimentado, começando de baixo para cima e buscando segmentação de público para que se possa entender o público alvo.

    ResponderExcluir