terça-feira, 2 de abril de 2013

Promoção da obra “João Dummar: um pioneiro do rádio no Ceará”, por tempo limitado



Em 2012 foi bastante comemorada a efeméride dos 90 anos do rádio no Brasil. O marco de inauguração oficial ocorreu em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, por meio de uma estação de 500 W e de uma antena instalados no pico do morro do Corcovado por americanos da Westinghouse Eletric.
Na obra João Dummar: um pioneiro do rádio, do médico e escritor João Dummar Filho, lançado pelas Edições Demócrito Rocha em 2004, encontramos, entretanto, a história de João Dummar (1903-1954), um sírio que, ainda criança e juntamente com sua família, migrou ao Ceará, e aqui cresceu, envolvido pela música, teatro, futebol e o comércio.
Além de contar, de forma simples e prazerosa, a saga da família, o seu desenvolvimento na cidade do Crato e depois em Fortaleza, Dummar Filho esmiúça o surgimento da famosa “Casa Dummar”, apresentando relatos de seus colaboradores (dentre eles o jornalista e biógrafo do Dragão do Mar, Edmar Morel) e amigos; o ideal de divulgação da música e da cultura cearenses por meio da radiodifusão; a fundação, em 28 de agosto de 1931, da Ceará Rádio Clube, associação integrada por amadores da radiotelefonia; os principais programas de auditório da Rádio, os principais speakers (os “locutores”), cronistas e artistas “da casa”; as aquisições tecnológicas da época; o alcance internacional; as principais dificuldades; e os artistas locais e nacionais que se apresentaram em seus estúdios, dentre outras curiosidades.
A obra traz um capítulo de homenagens ao pioneiro do rádio, por meio de textos e relatos de Narcélio Limaverde, Adísia Sá, José Raymundo Costa, Blanchard Girão, Eduardo Campos, Roberto de Carvalho, e outros.
Obra fundamental para entendimento da fundação e consolidação do rádio no Ceará, para pesquisadores, amantes do rádio e curiosos em geral.

PARA SABER MAIS:
João Dummar: um pioneiro do rádio, de João Dummar Filho
Edições Demócrito Rocha
Nº de páginas: 128 p./ ano de publicação: 2003
Preço de capa: R$ 15,00 (quinze reais) 
Promoção válida entre 22 de março a 22 de maio de 2013 ou enquanto durar o estoque.
Pode ser adquirido no café- livraria do Espaço O POVO de Cultura & arte (anexo ao jornal O POVO, na av. Aguanambi, 282, Joaquim Távora Telefone: (85) 3255.6256.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário