terça-feira, 8 de maio de 2018

Uane 35 anos: Educação a Distância, mas sem Distância"


UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE (Uane)
35 anos para todo o Brasil!

A Universidade Aberta do Nordeste (Uane) foi criada em 1983, quando a Universidade de Brasília (UnB) disseminou a experiência de educação a distância baseada no modelo da Open University de Londres. A sua primeira aula, do curso “O que é Política”, com apoio da UnB e da Superintendência de Recursos Humanos do Governo do Estado do Ceará, foi encartada em jornal em 8 de maio de 1983.
A Fundação Demócrito Rocha, instituída dois anos depois, assumiu o programa e, desde então, juntamente com vinte universidades brasileiras viabilizaram o projeto de cursos de extensão universitária a distância.
Até 1989, a Fundação Demócrito Rocha seria a única instituição privada não universitária no país a ser convidada para integrar a Rede Brasileira de Educação Superior Aberta e a Distância (Read), na época, recém-criada em Brasília por um circuito de universidades públicas e privadas, sob os auspícios do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), considerando a Uane “como a maior e mais importante experiência de educação superior não presencial, indicando-a como modelo não só para o resto do país, como também para outros países da América Latina que dispõem de grandes jornais e de um moderno sistema de radiodifusão.” (O POVO, 4 de novembro de 1989), sendo recomendada ao Poder Público e à iniciativa privada o apoio a seus programas educacionais, pela Secretaria do Ensino Superior do Ministério da Educação, por se tratar de “uma experiência pioneira, sem similar no Brasil” (Parecer MEC/SESU nº 263/88).
 Em 1º de novembro de 1989, a Fundação Demócrito Rocha assinou convênio com a Universidade de Brasília (UnB) para o desenvolvimento de um programa de ensino superior a distância no Nordeste por meio da Uane. Pelos termos do convênio, a UnB produziria cursos de extensão universitária, responsabilizando-se pela avaliação e certificação, enquanto a Uane se encarregaria da ampla difusão do Programa em Educação Continuada em Ciência e Tecnologia desenvolvido pela UnB, Universidade de Campinas (Unicamp), Organização dos Estados Americanos (OEA) e Federação Nacional dos Engenheiros.
Inicialmente, a Uane se limitava à publicação dos cursos de extensão universitária editados pela UnB, mas logo criou os círculos de estudos dirigidos, tira-dúvidas por correspondência, biblioteca circulante, serviços de reembolso postal, entre outros recursos.
Em dezembro de 1996, o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, assinou convênio com a Fundação Demócrito Rocha de parceria em projetos de Educação, Cultura, Ciências Sociais, Exatas e Comunicação, figurando seu selo nos fascículos e demais materiais produzidos pela Uane até 2015.
Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e o reconhecimento da educação a distância como modalidade de ensino, a Uane ampliou seu raio de atuação, passando a oferecer além dos cursos de extensão, cursos técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos livres.
Historicamente, a Uane utiliza os mais diversos recursos e ferramentas pedagógicas síncronas e assíncronas de ensino-aprendizagem, no intuito de assegurar o máximo de aproveitamento do aluno e mitigar os índices comuns de evasão, promovendo uma “educação a distância, mas sem distância”. Entre eles: material pedagógico impresso, em formato PDF e em html, videoaulas, radioaulas, webconferências, audiofascículos e ambiente virtual de aprendizagem (AVA), tutoria on-line, entre outros.
Os cursos, de forma geral, oferecidos pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane/FDR) têm como objetivo primordial qualificar a população por meio da educação continuada e aberta desenvolvendo competências e habilidades articuladas com as premissas apontadas pela Unesco para a educação do século XXI, quais sejam: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver e aprender a ser.
Hoje, aos 35 anos e com muitos motivos e amigos para comemorar, a Uane, filiada a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), já ofereceu 68 cursos de extensão universitária, assistindo a mais de um milhão de alunos inscritos em todos os estados brasileiros, formou 24 turmas do curso Técnico em Secretaria Escolar e promoveu 11 cursos livres.
Seja você também mais um(a) amigo(a) da Uane/FDR. Fique com a gente:

ava.fdr.org.br



3 comentários: