segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Depoimento de Dulce Helena Penna Soares sobre a 1ª edição da coleção Enem Projeto de Vida: profissão & carreira


Dulce Helena Penna Soares*

Gostaria de comentar sobre os fascículos da coleção Enem Projeto de Vida: profissão & carreira publicados no ano de 2014 pela Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, que li com muito prazer e atenção. Em primeiro lugar destaco o ineditismo desta proposta. Já havia visto iniciativas semelhantes a esta na França, quando lá realizei meus estudos de doutorado, nos anos 1990.
Aqui no Brasil, no entanto, há uma carência de materiais em larga escala dedicados aos jovens, nos quais eles possam ler, discutir, refletir sobre temas tão decisivos em sua vida, mas que nem sempre encontram espaço nas escolas tradicionais.  Esses fascículos estão escritos de forma leve, numa linguagem acessível, mas com profundidade e conhecimento de causa. Nos meus mais de 30 anos de experiência nesta área, ainda não tinha visto um trabalho de conteúdo e fôlego como este.
Ele abrange os aspectos informativos essenciais para uma boa escolha, como a fundamental descrição sobre as profissões, nos aspectos mais formais, mas também na visão de futuro: Me formei, e agora?, e expõe aspectos importantes do dia a dia da universidade, como a possibilidade de bolsas e auxílios aos estudantes. Também traz um glossário acadêmico onde apresenta as tantas palavras que o jovem vai se deparar ao ingressar nas instituições de ensino superior e que muitas vezes nem imagina o que signi fica. Explicações sobre o que é Enem, Prouni, Sisu e outros tantos programas que o(a) jovem tem pela frente, são essenciais.
Também apresenta textos reflexivos, muito bem escritos, que provocam e abordam questões sobre o conhecimento de si mesmo, sobre valores e competências individuais e ainda sobre o PROJETO DE VIDA. Sem a definição desse projeto, não conseguimos organizar nossa vida, nosso futuro.
A coleção discorre sobre o influência e participação da família no processo de escolha dos jovens, e da importância da conversa sincera entre pais e filhos, que só vem a contribuir para uma melhor resolução da escolha.
Gostei muito dos depoimentos de jovens na sessão Aconteceu comigo!, quando falam com muita verdade sobre suas escolhas, as dificuldades e os acertos. Ficou muito legal esta parte, assim como o Enem + Dicas, com informações bem importantes que valem a pena levar em conta!
Para ajudar num melhor conhecimento de si mesmo, os fascículos apresentam exercícios, palavras cruzadas, questionários etc, todos muito bem elaborados.
O texto é bem organizado, com características lúdicas, cores, ilustrações adequadas, de forma que só tenho a elogiar e desejar que os jovens utilizem, sublinhem, marquem bem esse material, tirem as suas dúvidas e discutam com professores, familiares e amigos sobre todas essas questões referentes à importante escolha de uma profissão.  


(*) Dulce Helena Penna Soares é psicóloga, pós doutora em aposentadoria e tempo livre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutora em psicologia clínica (Universidade Louis Pasteur Strasbourg), professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina onde criou e coordenou, durante 25 anos, o Laboratório de Informação e Orientação Profissional (www.liop.ufsc.br) e criou a disciplina Planejamento de Carreira: uma orientação para universitários. É fundadora e conselheira da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP). Publicou inúmeros artigos em revistas cientificas e coordenou e presidiu vários eventos no Brasil de Orientação Profissional e de Carreira. Possui vários livros publicados em editoras de grande porte, iniciando com a questão da escolha da profissão, depois com o planejamento de carreira e, atualmente, em orientação para a aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário