quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"Olhar para o próprio Quintal", Adriana Martins para o Diário do Nordeste (11.12)

Ronaldo Correia de Brito e Ana Miranda
convidados do I Simpósio sobre Literatura Cearense
Prato cheio para amantes da literatura, o X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários (EIEL), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, chega à sua décima edição em 2013. O marco redondinho inspirou novidades no evento, que segue até sexta, 13, entre elas a realização do I Simpósio sobre Literatura Cearense.
Iniciada ontem, a programação inclui conferências, mesas- redondas, mostra de filmes, minicursos e palestras. Em sintonia com a proposta de uma reflexão mais ampla inspirada pelos dez anos do evento, o Encontro apresenta como tema este ano o questionamento "Para onde vai a Literatura?", a partir da abordagem de três perspectivas: criação literária e seus desafios; ensino da literatura; e crítica literária e seu papel.

"O tema não deixa de ser uma provocação. Afina, qual o papel dos estudos sobre literatura?", antecipa Lilian Martins, da organização do X EIEL e idealizadora do Simpósio sobre Literatura Cearense.

No caso da criação literária, a proposta foi trabalhar a ligação da literatura a diferentes linguagens e mídias, como cinema e quadrinhos. Um bom exemplo é o Cine Sobremesa, com sessões de filmes relacionados a obras literárias. "De repente a pessoa gosta de cinema, comparece e acaba descobrindo afinidade também com a literatura", sugere Martins.

O Encontro conta com a participação de nomes como Adriane da Silva Duarte (professora de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo/USP, onde coordena grupo de pesquisa sobre o teatro antigo); Pedro Lyra (poeta, crítico e ensaísta, com 23 livros nessas áreas; ex-professor da UFC, atualmente titular de Poética da Universidade Estadual de Campos - RJ); e Cláudio Willer (poeta, ensaísta e tradutor, doutor em Letras pela USP).

Lacuna

Em destaque na programação, o I Simpósio sobre Literatura Cearense foi idealizado por Lílian Martins a partir de uma lacuna considerada grave por ela e outros alunos do programa de pós-graduação: a ausência de professores para ministrar disciplinas de literatura cearense e ausência de linhas e grupos de pesquisa no departamento dedicados ao assunto. "O simpósio é um movimento político de pesquisadores na área, no sentido de se afirmarem dentro do departamento. Se entre os objetivos o curso está o de formar professores e não há professores para essas disciplinas, a Universidade não cumpre seu papel", critica.

Na programação do Simpósio, os dois destaque são as palestras com os escritores cearenses Ana Miranda (romancista, poetisa e uma das principais ficcionistas brasileiras, cujo primeiro romance, Boca do Inferno, de 1989, venceu o Prêmio Jabuti de revelação) e Ronaldo Correia de Brito (pesquisador e autor de textos sobre literatura oral e brinquedos de tradição popular).

"Neste ano tivemos a primeira dissertação defendida sobre Ronaldo Correia, que, aliás, em 2013 foi convidado a participar da Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha", frisa Martins, que cita ainda sua dissertação sobre crônicas de Ana Miranda como outro destaque nesse âmbito.

"Chegamos a receber inscrição de pesquisadores do Piauí sobre Ana Miranda, enquanto na UFC não há nenhum grupo. Então o Simpósio é uma maneira de dizer que não somos poucos e queremos espaço".

Destaques

Hoje

Auditório José Albano (CH1)
9h - Mesa-redonda: "Clã: Trajetória do Modernismo no Ceará"

16h - Palestra: "Um saco de cultura: trajetória da revista literária cearense O Saco"

Quinta (12)
Auditório Rachel de Queiroz (CH2)
9h - Linguagem e invenção no romance "Estive lá fora", com o escritor Ronaldo Correia de Brito

14h - Conferência magna de encerramento: "O Ceará de registros, afetos e memórias", com a escritora Ana Miranda

Mais informações

Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Até sexta (13), no campus de Humanidades da UFC.  http://xinterdisciplinar.blogspot.com.br  


Adriana Martins, repórter Caderno 3, Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. Agradecida querido! Você sempre generoso emprestando seu espaço para divulgar esta atividade fruto de muito trabalho e dedicação também sua! Feliz por ter você partícipe deste projeto e de muitos outros nossos...

    ResponderExcluir