sábado, 22 de setembro de 2012

Lancamento imperdível: "Sobral do meu Tempo: especial de 30 anos", de Lustosa da Costa (27.09)


Clique na imagem para ampliar!

Lançamento Sobral do Meu Tempo: 30 anos, de Lustosa da Costa
Data: 27 de setembro (quinta-feira), às 19h
Local: Ideal Clube
Apresentação da obra: Juarez Leitão
e a presença de Isabel Lustosa

IMPORTANTE
Toda a renda adquirida com a venda da obra será destinada
a duas entidades filantrópicas de Sobral.


Sobre a Obra: Sobral do Meu Tempo é o livro de estreia do jornalista Lustosa da Costa.
Sua primeira edição foi publicada em 1982, há 30 anos, portanto, na coleção Lima Barreto do Senado Federal, sendo aplaudido pela crítica, inclusive por Jorge Amado que, num jantar, revelou ter lido a obra, enviada a ele pela Universidade Federal do Ceará, quando Paulo Elpídio Neto era reitor, e que, ali, “continha material para quatro ou cinco romances”. Da mesma forma, Aurélio Buarque de Holanda, em seu famoso dicionário, publicou seis verbetes extraídos, com menção, de Sobral do Meu Tempo.
Esta edição é comemorativa de aniversário do livro e do trabalho do autor, o jornalista e cronista Lustosa da Costa, certamente, um dos mais festejados em nossa terra.
Lustosa coligiu, à época, uma série de crônicas e artigos escritos no período de 1968 a 1982, publicados em diversos veículos onde colaborou, como o Unitário, a Gazeta de Notícias, o Correio do Ceará, a Tribuna do Ceará e o Anuário do Ceará.
Também, em Sobral do Meu Tempo, Lustosa apresenta o seu “Diário de um Repórter Político”, manuscritos de um menino observador a já descobrir em plena garotice: — Seria repórter!
Além de contar sobre os seus primeiros amores, as primeiras leituras e a sua visão de mundo em Sobral do Meu Tempo, aos poucos, alguns personagens célebres ganham peso em sua narrativa, como D. José Tupinambá, Chico Monte, José Saboia, padre Palhano, mons. Olavo Passos, Parsifal Barroso, Paulo Sanford, Menezes Pimentel, Plínio Pompeu, dentre tantos outros que povoaram um dia os seus mesmos trilhos.
Em todos os escritos, revela o autor a sua obsessão pelo tema: Sobral.
Indispensável obra que traz em suas páginas outros registros de importância historiográfica de Sobral e de sua elite, escorada na riqueza do comércio e da pecuária e na cultura do clero: periódicos, recortes, panfletos, fotos, depoimentos de familiares, enfim, uma galeria preciosa colecionada pela face de pesquisador e escritor de Lustosa da Costa.
30 anos depois, a obra ganha uma segunda edição, mantidos os textos originais e seus anexos, entretanto, acrescentando fotos do casario antigo de Sobral e uma discreta homenagem ao autor que já, naqueles tempos, suspirava à sua “cidade-saudade”: “Ah, Sobral, quanto nos tem a contar!”

Raymundo Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário