segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Aula de leitura com Monteiro Lobato", de Socorro Acioli, na Cultura (17.06)



Lançamento-Palestra
Aula de leitura com Monteiro Lobato,
de Socorro Acioli
Data: 17 de junho de 2012 (domingo), às 16h
Local: Livraria Cultura (Avenida Dom Luís, 1010 - Shopping Varanda Mall) 
Informações: 4008.0800

Sobre a Obra: Apresentado inicialmente como Dissertação de Mestrado à Universidade Federal do Ceará, esta Aula de leitura Monteiro Lobato  de Socorro Acioli ilustra bem uma das mais atuais e promissoras vertentes dos estudos literários. Ao incluir a leitura entre seus objetos, a Teoria Literária dialoga de forma produtiva e sedutora com outras áreas das ciências humanas particularmente com a História e com a Educação. É esta última área a grande parceira e , de certa forma, a destinatária privilegiada desta obra, que tem por tema a leitura .
Aula de leitura com Monteiro Lobato acerta ao eleger como porta de entrada para questões de leitura a obra de Monteiro Lobato. Debruça-se particularmente sobre seus livros infantis e mais particularmente ainda sobre a adaptação lobatiana de D. Quixote.
Com efeito, pontilhadas de cenas de leitura, as histórias do sítio constituem – como discute a autora deste belo livro- variado pano de amostra de práticas leitoras. Tais práticas, ao longo das histórias, recobrem amplo arco de modos, pressupostos, projetos e comportamentos inspirados em livros, que sugerem à autora uma original classificação de modos de ler. E, embora contextualizados nos anos 40 do século XX - época da escrita da versão definitiva das histórias- as cenas de leituras representadas são bastante atuais.
Apresentando Dona Benta como figuração de uma competente mediadora de leitura, a análise a que Socorro Acioli submete a obra infantil lobatiana permite que seus leitores encontrem no comportamento da avó de Pedrinho e Narizinho, princípios que até hoje parecem caracterizar atitudes recomendáveis a quem tem por objetivo difundir a leitura.

Em certa altura do texto, Socorro Acioli considera que a obra infantil lobatiana faculta a seus leitores a “história da vida privada de uma família de leitores”.
Beleza de formulação! 
Relativamente a este tópico e da perspectiva da qual Socorro Acioli lê as histórias do Picapau Amarelo é possível encontrar na obra do criador de Tia Nastácia vários dos temas que – sabe-se hoje- constituem questões fundamentais dos estudos da leitura.
Estão aí incluídas -entre outras- a questão da circulação do livro ( os livros vinham de um livreiro da capital) , das diferentes formas de recepção de um mesmo livro ( a reação de Pedrinho e a de Emília à leitura de D. Quixote), características da leitura do mediador ( o respeito de Dona Benta pelos textos) , ou a ainda hoje polêmica discussão da adaptação dos clássicos . 
Entabolando profícuo diálogo com a melhor tradição recente dos estudos literários  —  Roger Chartier, Regina Zilberman e H.R.Jauss para mencionar apenas três deles — “Formação de leitores: as lições infalíveis de Monteiro Lobato” vai, com certeza, marcar seu leitor com o selo de qualidade que marca o promissor encontro entre bons livros (como este) e seus leitores.

Marisa Lajolo é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Unicamp.

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