Lançamento-Palestra
Aula de leitura
com Monteiro Lobato,
de
Socorro Acioli
Data: 17 de junho de 2012
(domingo), às 16h
Local: Livraria Cultura (Avenida
Dom Luís, 1010 - Shopping Varanda Mall)
Informações: 4008.0800
Sobre
a Obra: Apresentado inicialmente como Dissertação de Mestrado à
Universidade Federal do Ceará, esta Aula
de leitura Monteiro Lobato de
Socorro Acioli ilustra bem uma das mais atuais e promissoras vertentes dos
estudos literários. Ao incluir a leitura entre seus objetos, a Teoria Literária
dialoga de forma produtiva e sedutora com outras áreas das ciências humanas
particularmente com a História e com a Educação. É esta última área a
grande parceira e , de certa forma, a destinatária privilegiada desta obra, que
tem por tema a leitura .
Aula de leitura com Monteiro Lobato acerta
ao eleger como porta de entrada para questões de leitura a obra de Monteiro
Lobato. Debruça-se particularmente sobre seus livros infantis e mais
particularmente ainda sobre a adaptação lobatiana de D. Quixote.
Com
efeito, pontilhadas de cenas de leitura, as histórias do sítio constituem –
como discute a autora deste belo livro- variado pano de amostra de práticas
leitoras. Tais práticas, ao longo das histórias, recobrem amplo arco de modos,
pressupostos, projetos e comportamentos inspirados em livros, que sugerem à
autora uma original classificação de modos de ler. E, embora contextualizados
nos anos 40 do século XX - época da escrita da versão definitiva das histórias-
as cenas de leituras representadas são bastante atuais.
Apresentando
Dona Benta como figuração de uma competente mediadora de leitura, a análise a
que Socorro Acioli submete a obra infantil lobatiana permite que seus leitores
encontrem no comportamento da avó de Pedrinho e Narizinho, princípios que até
hoje parecem caracterizar atitudes recomendáveis a quem tem por objetivo
difundir a leitura.
Em certa altura do texto, Socorro Acioli considera que a obra infantil lobatiana faculta a seus leitores a “história da vida privada de uma família de leitores”.
Beleza de formulação!
Relativamente
a este tópico e da perspectiva da qual Socorro Acioli lê as histórias do
Picapau Amarelo é possível encontrar na obra do criador de Tia Nastácia vários
dos temas que – sabe-se hoje- constituem questões fundamentais dos estudos da
leitura.
Estão aí incluídas -entre outras- a questão da circulação do livro ( os livros vinham de um livreiro da capital) , das diferentes formas de recepção de um mesmo livro ( a reação de Pedrinho e a de Emília à leitura de D. Quixote), características da leitura do mediador ( o respeito de Dona Benta pelos textos) , ou a ainda hoje polêmica discussão da adaptação dos clássicos .
Estão aí incluídas -entre outras- a questão da circulação do livro ( os livros vinham de um livreiro da capital) , das diferentes formas de recepção de um mesmo livro ( a reação de Pedrinho e a de Emília à leitura de D. Quixote), características da leitura do mediador ( o respeito de Dona Benta pelos textos) , ou a ainda hoje polêmica discussão da adaptação dos clássicos .
Entabolando
profícuo diálogo com a melhor tradição recente dos estudos literários — Roger
Chartier, Regina Zilberman e H.R.Jauss para mencionar apenas três deles —
“Formação de leitores: as lições infalíveis de Monteiro Lobato” vai, com
certeza, marcar seu leitor com o selo de qualidade que marca o promissor
encontro entre bons livros (como este) e seus leitores.
Marisa Lajolo é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Unicamp.
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