sábado, 27 de fevereiro de 2021

"Pium", de Raymundo Netto para O POVO


“N-Não é nada dis-disso, gente! Deixa eu explicar...”

Janaína era uma jovem irrevogavelmente tímida e solitária. Havia quem dissesse, por pura troça, que a moça possuía o segredo do manto da invisibilidade, tal seria a sua capacidade de “passar em branco” fosse onde fosse. O exagero não era, porém, distante da realidade. Trabalhava naquele escritório há 5 anos. Entrava calada e saía muda todos os dias, de forma que um vaso de planta ornamental era mais popular.

Naquele dia, no entanto, um detalhe despertou a curiosidade geral: um chupão no pescoço de Janaína! Sim, a mancha roxa a tomar extravagante o seu pescoço pálido soava como um escândalo. As colegas, que nunca lhe dirigiam qualquer palavra, quase em coro, a rodearam: “A noite foi quente, hein, garota? Abre o jogo!”

Janaína, num misto de surpresa e falsa indignação, corou abruptamente enquanto gaguejava a sua frustra tentativa de dispensáveis explicações. As colegas a acalmavam: “Besteira... quem nunca, não é?” Nesse instante, ela notou pousar em seu ora tentador pescoço o olhar malicioso de seus colegas, que a assediariam pelo resto do dia, afinal, a inesperada revelação de tigresa tinha lá as suas delícias.

Janaína custava a acreditar no que acontecia. Sentia-se como subitamente abduzida de seu mundo paralelo, escuro e sem graça. E o mais engraçado de tudo é que aquele suposto chupão era, na verdade, fruto da simples picada de um incômodo inseto. Aliás, em meio à excitação daquela “estreia”, sentia-se também envergonhada, pois que o seu Romeu, sabia ela e somente ela, tratava-se mesmo de um borrachudo!

E mais: nunca havia tido sequer um namorado. Quando não estava no batente, cumpria o dia a ler mangás, contos góticos e eróticos, escrever fanfics, colecionar figuras de ação e a se entupir de sorvete e batatas fritas, assistindo a temporadas intermináveis de animes. Fora isso, era dormir e sonhar com a vida que queria ter. E, para nossa surpresa, era aquela: ser o centro de atenções, ouvida, desejada, amada e invejada!

Assim, em terra de sapos, de cócoras com eles, desatou a exercitar a língua e a imaginação, ocupando o ouvido das colegas com ousadas e vibrantes histórias de amantes e namorados imaginários. Elas, boquiabertas, animavam-se e não se conformavam por não terem nunca reparado na pequena e atarracada Janaína, uma hedonista, libertina, e por que não dizer, devassa!  

Não parou por aí: nos dias seguintes, em banho de loja, abandonou as rotineiras malhas do Dragon Ball e Sailor Moon, os seus inseparáveis tênis de cano alto e passou a usar blusas mais justas, com razoável decote, e uma saia de poderosa fenda, a equilibrar-se sofridamente nos calçados, mas mantendo seu mundo cenográfico, o que duraria por mais alguns dias, nos intervalos do cafezinho, na qual era uma espécie de Sherazade do edredon, uma fabuladora de profanos prazeres.

Todavia, é sabido, desde sempre, entre a glória e o fracasso, tudo passa! Caindo na rotina de todas as coisas móveis e sem haver nada de novo debaixo do sol, passou rapidamente a ser ali qualquer uma. As colegas aos poucos cansaram da mesmice de suas narrativas, então, mais adocicadas, além do que, nunca apresentava nem era vista ao lado de tais garanhões e aquele chupão logo ingressaria na modalidade “troféu antigo”.

Janaína endoidou. Para ela, antes ignorada do que esquecida. Sentia-se traída, um verme. Então, não foi de estranhar nem de causar espanto, quando certo dia ela não compareceu ao escritório, estando hospitalizada após ter desesperadamente enfiado a cabeça dentro de um vespeiro.





 

10 comentários:

  1. kkkk, muita gente faz horrores para aparecer.você pegou bem a mente humana. parabéns, Raymundo, não me canso de seus escritos, maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Lucirene, existe coisa mais curiosa do que cabeça de gente? rsrsr Rende pra caramba. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Lembrei-me de uma jovem que fazia de tudo para ter várias curtidas no Instagram. Vendo seu insucesso diário, matou-se. O suicídio rendeu-lhe a tão sonhada atenção dos seguidores. Se houver outra vida, espero que haja por lá wi-fi.

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkkkkkk jamais imaginei esse final. Bom demais cumpadi Raymundo

    ResponderExcluir
  5. Kkkkk pobre garota e sua passageira fama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fama, diga-se, também de "passagem", injusta. Mas o que parece nesse mundo é!

      Excluir
  6. Conheci e fiz amizade com uma Janaína. As Janainas são espetulares, pessoas de um mundo aparentemente parale, embdentro de nós mesmo. O Raymundo captou isso bem demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. E viva as Janaínas, todas elas, belíssimas, deusas do mar e mães de peixes....

    ResponderExcluir