quinta-feira, 25 de abril de 2019

Lançamento "Ceará Mestiço", de Oswald Barroso (26.4)



Lançamento
Ceará Mestiço
de Oswald Barroso
Data e Horário: 26 de abril de 2019, às 18h
Local: Theatro José de Alencar
Apresentação: Fabiano dos Santos

CEARÁ MESTIÇO reúne escritos teóricos, artigos e reportagens abordando temas da cultura e da arte cearense. Elaborados nas últimas  décadas, para revistas, coletâneas e jornais, especialmente para o jornal O POVO, os textos nele publicados discutem fatos aparentemente circunstanciais, arriscam análises mais abrangentes, levantam hipóteses, rebatem opiniões, entram em polêmica, lançam pontos de vista, enfim, discutem temas relativos ao Ceará e sua gente. Utilizam as formas literárias mais variadas, desde a linguagem acadêmica até a prosa poética, numa tentativa de abordagem multifacetária, que recorre a diferentes formas e ângulos de percepção. Incluem capítulos especiais, um acerca da história dos grupos literários do Ceará e outro reunindo diários de viagens feitas ao interior cearense, por ocasião de pesquisas várias. Para melhor compreensão do conteúdo dos textos, alguns são datados e trazem indicações sobre onde foram publicados, outros são inéditos e não trazem estas indicações.
O livro abre uma panorâmica sobre o universo do Ceará, aborda uma diversidade de temas, que vão desde a geografia de sua cultura, passando pelas sub-regiões em que se divide o estado, por sua formação histórica e cultural, até às diversas manifestações artísticas de seu povo.
Ciclos socioeconômicos, fenômenos religiosos, formação étnica, usos e costumes, literatura popular e acadêmica, artesanatos, festas e folguedos, culinária, teatro, artes plásticas, arquitetura, música e cinema etc., são alguns dos temas por ele abordados.
Ao final, todo este esforço está voltado para uma reflexão acerca dos traços que definem um possível ser cearense, seus conflitos e impasses.

Oswald Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário