quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

EU INDICO A LIVRARIA LAMARCA!



Vocês sabiam que em Fortaleza, no século XIX, havia mais livrarias do que existem hoje? 
Por incrível que possa parecer, numa cidade analfabeta e com o número populacional muito inferior ao que hoje apresentamos, tínhamos mais opções de agências de livros/livrarias na cidade.
Quando me refiro à livraria, não me refiro a papelarias, mas sim a estabelecimentos comerciais que têm, como seu produto principal, livros.
E digo mais, aquelas livrarias no passado tinham um papel cultural importantíssimo na sociedade – mesmo quando, não me iludo, atendiam em grande parte a uma elite –, pois seu proprietário ou principais colaboradores também eram leitores, conheciam o gosto de seus clientes – e os reconheciam – e atuavam quase como mediadores nos processos de leitura da família, dos adultos às crianças.
Durante muitos anos, novas livrarias surgiriam assim, em bairros, cumprindo esse papel, orientando e incentivando a leitura, reunindo escritores e leitores em torno de figuras populares, servindo de núcleos difusores de cultura.
Com o tempo surgiriam as “megas”, os protótipos gigantes do consumo, tubarões pirotécnicos a engolir os pequenos negócios e a deixar em transe as editoras e autores que passavam a sonhar em habitar aquelas gôndolas e prateleiras dos “mais vendidos”, mesmo quando bastava pagar para estar lá, independentemente de vender qualquer exemplar.
Assim, da mesma forma que em muitos municípios do interior cearense não existe sequer uma única livraria, na capital assistimos à derrocada de alguns exemplares de lojas que atuavam como os tais núcleos.
Pior, essas “megas”, que são muito exigentes, invisibilizaram muito a nossa produção local. Dos autores e das pouquíssimas editoras cearenses (cada vez menos), pouco se vê nelas. As coisas acontecem – e quando acontecem – na base da amizade, de um ou de outro caso de súplica de joelhos ou coisa do tipo "temerosas transações". Depois do chororô, muitas vezes nem se é prestado conta das vendas e quando acontece, após a venda efetiva, a editora deve esperar no mínimo 6 meses (o autor, então, nem se fala). Não gostou não? OK, devolve-se o livro ao reclamante. E pasmem: isso porque essas livrarias “MORDEM”, sem gastar um tostão, 50% do preço do exemplar. Imagine!
Daí elas, muito brilhantes e iluminadas, nos mandam e-mails de promoções e ofertas fantásticas – nem parecem estar em crise e com pedidos de recuperação judicial –, enquanto não prestam as devidas contas, principalmente com as pequenas editoras que vão se quebrar antes delas, e ainda nos fizeram o desserviço de extinguir aquelas pequenas livrarias que, essas, sim, serviam e reconheciam aos seus clientes.
Em Fortaleza, temos um case: a Livraria Lamarca.  
A Lamarca, mesmo de recente instalação (em um dos bairros mais charmosos e intelectuais de Fortaleza, o Benfica) e sendo dirigida por jovens, surgiu com a proposta de vender livros, claro, mas de servir à comunidade. Como as livrarias do passado, reconhece os seus frequentadores, reúne autores e leitores em torno de ações culturais, promove e apoia lançamentos, saraus poéticos, clubes de leitura, cursos, oficinas e, além do catálogo diversificado para gostos distintos e de um ambiente agradável e acolhedor – conheci alguns bem parecidos em Portugal –, também é possível fazer a sua reunião de trabalho e, por atuar também como restaurante e bar, experimentar de sua culinária (no almoço, todos os dias, uma opção VEGANA), beber umas cervejas e tomar gostosos cafés, enquanto apreciamos livros que iremos adquirir ou ouvimos a boa música e a poesia de nossos autores/compositores locais.
Enfim, a Livraria Lamarca é um local de encontros, de memórias e de afetos, coisas que uma casa de livros não poderia deixar de ser. As pessoas, assim como os livros, têm nome, e devem ser tratados como tal.
EU APOIO A LIVRARIA LAMARCA por entender que devemos enquanto sociedade estimular projetos dessa natureza.
Assim, em DEZEMBRO, que na sua lista de presentes de Natal e de fim de ano possamos ter LIVROS. E que esses livros sejam adquiridos na LIVRARIA LAMARCA. Aliás, ela está com descontos promocionais para este mês na compra de seus livros.
Vamos participar dessa campanha?
CONHEÇA A LIVRARIA LAMARCA!

Endereço: Av. da Universidade, 2475 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180
Horário de Funcionamento: 10 às 21h (segunda a sábado)
e-mail: livrarialamarca@outlook.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário