segunda-feira, 26 de abril de 2021

"Trégua", de Raymundo Netto para O POVO

 


Deu-se que assim quedou-se sozinha numa quitinete antiga, inda dura de pagar, aos maus cuidados do esquecimento. Tentaria, mas voltar para casa dos pais, nem pensamento, nem coragem.

Angustiava-lhe, contudo, o banheiro. Às horas escuras, as baratas reinavam. Por vezes, queria usá-lo, mas à visão nojenta e aterradora de dezenas delas desistia-lhe a vontade. Percebia-lhes nas gretas da parede, nas frinchas do piso, no descuido do ralo, por todos os cantos. Saíam elas protegidas, ligeiras, com propriedade tradicional de uso.

No abrigo escuro da noite, no travesseiro, além do seu cheiro em tudo, podia ouvir centenas de terríveis patas a deslizar. Corriam, acasalavam-se. Mais baratas, cada vez mais. Pânico!

Ao banheiro, quando inevitável, sentava-se no aparelho: abraçada aos joelhos, encolhia as pernas e acompanhava de olhar para cima a lâmpada num estalar piscativa. Sabia, a qualquer momento de saltar pela porta nunca fechada. Angustiava-se a chorar. Arrependimento matasse, morria.

Pela manhã, acendia a luz do banho, e assim a deixava, por tempo, com suficiência para dominar o território, anunciar o tratado de paz: baratas e ela. Só depois se encorajaria ao chuveiro, sempre alerta ao descuido de uma ou de outra a apresentar-se sem respeito à suposta trégua.

Esforçava-se, por isso, a passar o dia fora: em busca do emprego, a merendar, a pretexto de visita, em casa de amigas, a encostar-se no banco da pracinha, a repensar a volta no último degrau da escada.

Na quitinete, quando vencida, olhava pela porta do banheiro e lá estavam as malditas.

Naquela noite, o calor sufocava. Sem banhar-se, sem o sono, enlouquecia.

Acendeu a luz. Alvoroço entre os insetos. Pacto rompido. Recuaram. Silêncio.

A moça se despiu. Pendurou as roupas em inalcançáveis. Passos inseguros a encostaram a um canto. Pronto. Imaginou: “a água as espanta!”

Molhava o corpo nu, alvo e belo, quando a lâmpada deu último estalo e caiu como a noite. Escuro absoluto. Silêncio quebrado. Centenas de patas. O derradeiro grito se ouviu, agonioso, devorado por seguinte silêncio a ecoar até a chegada de outra moça fugidiça a responder ao convite da tabuleta de frente do prédio: “Temos Vagas”.




11 comentários:

  1. Excelente como sempre. Estilo único de escrever. Adoro 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grecianny, muito obrigado pela leitura e pelas pelavras de estímulo. rsrs

      Excluir
  2. Hum...👏👏👏 inusitado, o desfecho !

    ResponderExcluir
  3. Cuidado, moça,
    Cujo barco nas vagas
    Em desassogo balouça!
    Cuidado com " Temos vagas "!

    Uma vez Raymundo, sempre Netto. Como de costume: adorei. Quanto grito devorado por silêncios que ecoam ad nauseam! Conheces certamente; recomendo a despeito: As formigas, de Lygia Fagundes Telles. Estas, já há algum bom tempo, e doravante as baratas não me dão trégua. Arre égua!

    ResponderExcluir
  4. Manduquices ótimas. Não conheço esse conto da Lygia, mas estou de olho no volume de Contos dela. Em breve, conhecerei essas abusadoras... Valeu, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha, amigo. "As malditas", assim o Airton as chamava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As malditas e eternas baratas, últimas sobreviventes, as que herdarão o nosso mundo...

      Excluir
  6. E tudo termina quando começa,com a placa chamativa. Muito bom, Raymundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... e depois termina de novo, começa de novo... rsrs Obrigado, Zélia.

      Excluir
  7. Raymundo Netto, essas suas baratas vão atormentar o meu sono, pois tenho a essa peste. Eita, que conto impressionante e apaixonante, daqueles que desejamos ler por muitas horas, embora sentindo que estamos dentro daquele ambiente miserável e aterrador. O bom escritor é aquele que nos leva para dentro da cena. Parabéns, querido amigo, seu trabalho é muito precioso! Abraço.

    ResponderExcluir