terça-feira, 12 de outubro de 2021

"Minha Primeira Solidão", de Severiano de Barros


 Praça Visconde de Pelotas, atual praça Clóvis Beviláqua, no Centro (Arquivo Nirez)

Existia uma estrada, um caminho do ir e vir. No meio do caminho havia uma praça [o autor refere-se à praça Visconde de Pelotas, a atual praça Clóvis Beviláqua], uma praça com fonte e caminhos que se cruzavam na sombra das árvores. Eu era menino, menino sozinho que conversava sozinho, brincava sozinho, sorria e chorava sozinho. Eu e minhas divagações. Costumava sentar naqueles bancos verdes, longos bancos de praça onde o distraído e cansado transeunte se acomodava na impessoalidade daquele pequeno bosque, tão acolhedor. Bancos de praças são impessoais e amigos a um só tempo. Eles sabem muito sobre nós. Ali, todos os dias, todas as tardes, sentavam-se crianças, adolescentes e velhos que simplesmente sentavam por sentar. Sentavam pelo simples prazer de contemplar caminhos e folhas. Folhas que o vento soprava e brincava feito criança. Tudo era calmo. Naqueles longos bancos eu percebia o valor do silêncio. Passarinhos inquietos em cada galho, mendigos ao pé dessa ou daquela árvore. Assim era essa praça onde todos se aninhavam. Enquanto isso amantes, sorrateiramente, tomavam a praça ao anoitecer. Aquela praça era meu lugar preferido quando, aos sábados, regressava do Sesc para minha casa. Eu e minhas aflições, alegrias e questionamentos de criança. “Por que o céu é azul?” Havia na praça uma fonte em forma de círculo que jorrava água e tristeza. Nem sei quantas vezes sentei ali, naqueles bancos, naquelas sombras, naquela paz que me fazia tão bem. Sei que a praça escutava meus pensamentos. Falava comigo através do vento que soprava macio, com o suave barulho da fonte e das folhas. Depois de algum tempo ali sentado eu levantava do banco e seguia, a contragosto, o caminho em direção à casa onde morei por muitos anos. Hoje já não há mais caminhos, não há sombras nem o barulho de árvores. Hoje não se vê, naquele logradouro, passarinhos ao entardecer. Ficaram apenas as recordações. O tempo passou com muita pressa e eu nem percebi. Não há mais a casa, não há mais o lar daqueles dias. Sei que continuo procurando respostas às minhas indagações. Talvez tenham ficado no banco daquela praça, lá no passado, ao lado da fonte, debaixo de uma árvore esperando o entardecer. Se antes ela, a praça, era um conforto para minha alma, por tudo o que ali vivi, hoje nada mais é do que um sepulcro de concreto, calor, barulho e indiferença. A praça se foi com as águas do reservatório, águas que regaram minha infância, minha primeira solidão.



5 comentários:

  1. Crônica muito sensível, para ser lida como se a ouvisse de uma voz lenta, baixa e calma.
    Uma delicada melancolia se esparge na lembrança da antiga, bela e arborizada praça da Bandeira, que foi criminosamente desertificada pela construção de uma imensa caixa d'água subterrânea no início dos anos 70.

    ResponderExcluir
  2. Que fonte seria essa testemunhada por Severiano? Seria a atual fonte que hoje está na Praça Murilo Borges, a praça do banco do nordeste? hoje da Justiça Federal? Teríamos algum registro iconográfico que se alinhe com o testemunho aqui deixado? É um dado novo que deve ser muito considerado. Ao que se sabe a fonte da Praça da Lagoinha passou pelo Benfica até chegar novamente ao Centro. A crônica, como bem disse Tião, recheada de uma melancolia poética, nos é sussurrada ao pé do ouvido como um murmúrio de saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fonte, a que me refiro no texto, se encontra em frente ao prédio do BNB, hoje ocupado pela Justiça Federal. Não sei se há algum registro iconográfico para a praça que frequentei da forma como a descrevi, com árvores e corredores entre elas. Já vi imagens antigas (muito raras), mas sem as árvores. Para mim, que era criança, aquilo era muito grande, muito extenso. Tudo é sempre muito grande para as crianças dado o tamanho de uma criança. Ao nos tornarmos adultos é que percebemos o tamanho definitivo dos móveis, das ruas e também das praças. Para mim ela era o que escrevi, o que descrevi. Grande, arborizada e muito calma.

      Excluir
  3. Deixo meu agradecimento ao amigo/irmão Sebastião Rogério e a UnKnown pela sensibilidade ao compreender o texto, essa pequena crônica, pequena e muito pessoal. Agradeço também a Raymundo Netto pela atenção e gentileza em publicá-la. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso blogue, Severiano, como disse, é nosso. Pode se abancar. O prazer é meu.

      Excluir