domingo, 12 de setembro de 2021

"O Corpo Nu", de Raymundo Netto para O POVO


 

“Desaforo! Sacrilégio! Blasfêmia!” O padre, convidado para celebrar a missa de passagem do morto, horrorizou-se ao ver que ele, bem deitado e curiosamente sorridente no esquife, estava absolutamente nu. Elias, amigo fiel de Betinho – esse é o nome do falecido –, ponderou: “Na vida nada se leva, seu padre. É o desejo dele”.

Pasmo em sua autoridade, o sacerdote enxugou a testa calva com a estola: “Como assim? Quem ele pensa que é?” 

“O defunto?”, retornou quase cínico o Elias. 

“Ora, vamos, morto não tem querer, meu jovem”, sendo imediatamente corrigido: “Esse tem, seu padre, e é ser enterrado nu.”

No velório, poucas testemunhas, apenas uns quatro amigos de boêmia e um maior número de ex-namoradas, amigas e amantes velavam Betinho. Como exige a boa etiqueta funerária, aproximavam-se do caixão, examinavam-no da cabeça aos pés com atenção – e, por vezes, com sinistro entusiasmo – e despejavam lágrimas inconsoláveis. Algumas, a sós com o cadáver, até abraçavam o féretro, como se a tirar a última casquinha do falecido. 

“Como morreu?”, perguntavam. “De amor. Nunca amou, mas quando aconteceu, lhe foi fatal.” Assim, elas puxavam o lenço e o olhar para ele, debulhando um choro incomum de dor de saudade e, ao mesmo tempo, de traição e rejeição. Isto para um morto é a morte!

O padre, em meio ao rebanho distraído, pedia forças aos céus para salvar aquela alma da ruína do pecado. Não conseguia nem olhar para aquilo: “Chegar nu à frente do Senhor? Indecência!” Elias insistiu: “Mas, seu padre, e ele não veio de lá assim?” 

Mesmo não sendo grande cristão, Elias cumpriu o catecismo básico imposto na época do colégio e argumentou: “E o Jó, aquele homem da paciência, lembra? Aliás, o senhor precisa aprender com ele, viu? Pois é, não é em Jó que encontramos: ‘Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou’”.

“Está repreendido, meu filho! Eu não posso anunciar a vida eterna a esse, a esse... depravado inconsequente nessas condições. Não posso!”

Enfim, deu-se assim a melódia. Os amigos, doidos para ir ao bar e percebendo que aquela missa não ia sair mesmo, se determinaram: reuniram-se, empunharam as alças do caixão e saíram num cortejo desembestado capela afora em direção ao cemitério. 

O padre inquietou-se com a profanação. Arrepanhou a batina e, agitando a pesada cruz, passou a perseguir os “sequestradores”, batendo em suas cabeças e conclamando, ali mesmo, com auxílio de um coroinha sonolento, a cruzada católica do tapa-sexo, na tentativa de salvar dos infernos a alma do pobre Betinho, aos solavancos naquele caixão. “Irmãos, fechem esse portão! O campo é santo... santoooo!”, berrava o padre.

Daí, diante do portão do cemitério, agora trancado e guardado por um renque de carolas, a batalha continuou fervorosa. O padre, o coroinha, duas beatas e um bêbado puxavam o caixão de um lado, enquanto os amigos de Betinho o puxavam de outro, estraçalhando-o e deixando estatelar o corpo na calçada. Isso não impediu que o inflamado bate-boca continuasse, cercado por uma plateia anônima de curiosos que tomava as dores e o partido do padre ou dos amigos de Betinho. E essa zoada só findou, quando o morto, impaciente com tal indefinição, escalou feito lagartixa e pulou o muro do cemitério, desaparecendo das vistas assombradas e em busca, ele mesmo, da sua derradeira e desejada pá de cal, o aceno final de despedida a esse mundo de gente má e hipócrita.



8 comentários:

  1. se divertiu criando essa foi muito...kkk, as pessoas esquecem até de grandes escapulidas após à morte, mas esse caso, mexe com as carolices. muito bom, com a qualidade inerente ao Raymundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, você foi ligeira, Lucirene... rsrs Pois é, como eu disse agora: essa diversão no fazer é imprescindível e necessária. E, afinal, o que é a morte?

      Excluir
  2. É impossível lê algo tão caliente e não comentar,amei que venham outros para tornar minha vidinha monótona mais animada. Abraços garoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE depender de mim, pretendo ainda brincar um pouco por aqui. Gostaria de saber quem é você. Aqui me aparece como desconhecido(a). Abraço

      Excluir
  3. Mas que imaginação fértil a sua... kkkk Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Muita criatividade dar ao próprio defunto a solução de uma querela que não terminaria tão cedo - iria pra delegacia,depois pra julgamento etc. Como um morto pode descansar em paz desse jeito? Valeu, Betinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha O Betinho é daqueles que faz da morte o que fez em vida... curtiu!

      Excluir