domingo, 23 de outubro de 2011

Lançamento de "O Professor de Piano", de Rinaldo de Fernandes, no Bazar das Letras do SESC (25.10)


Clique na imagem para ampliar!

Relise da Obra: Já lançada em cidades como São Paulo, Salvador, Recife, João Pessoa e Natal, O Professor de Piano (Ed. 7Letras/RJ), o mais novo livro de Rinaldo de Fernandes, terá lançamento em Fortaleza terça-feira, 25 de outubro, às 19h, no projeto BAZAR DAS LETRAS DO SESC Fortaleza (Av. Duque de Caxias, 1701 – em frente ao DNOCS), com mediação do escritor Carlos Vazconcelos. O livro tem posfácio da ensaísta gaúcha Regina Zilberman.

Rinaldo de Fernandes, professor de literatura na UFPB e doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP, é um escritor que tem se destacado na literatura brasileira contemporânea com obras como o romance Rita no Pomar, que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2009 (e que poderá virar um longa-metragem do cineasta paraibano Marcus Vilar), e também por ter organizado coletâneas de contos e de ensaios de sucesso editorial, tais como O Clarim e a Oração (Geração Editorial, 2002), Chico Buarque do Brasil (Garamond/Fundação Biblioteca Nacional, 2004), Contos Cruéis (Geração Editorial, 2006) e Capitu mandou flores (Geração Editorial, 2008).

Ao posfaciar O Professor de Piano, a grande ensaísta e professora de literatura Regina Zilberman se rendeu ao talento do autor, chamando-o de “Mestre do Conto”. Rinaldo de Fernandes, contista premiado nacionalmente (seu conto “Beleza”, que abre O Professor de Piano, ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Contos do Paraná e foi escolhido entre os melhores do Premio Unicamp Ano 40 de Conto), já vem se consolidando no panorama da literatura brasileira contemporânea como um dos mais destacados e talentosos ficcionistas.

Relise sobre o autor: Rinaldo de Fernandes é escritor premiado, doutor em Letras pela UNICAMP e professor de literatura na UFPB. Autor de 9 livros, entre individuais e os que organizou. Publicou os livros de contos O Caçador (1997) e O perfume de Roberta (2005) e o romance Rita no Pomar (2008 – finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009). Já participou de antologias de contos como Futuro presente: dezoito ficções sobre o futuro (2009 – org. Nelson de Oliveira), 90-00: cuentos brasileños contemporáneos (2009 – org. Maria Alzira Brum Lemos e Nelson de Oliveira) e Tempo bom (2010 – org. Sidney Rocha e Cristhiano Aguiar). É o organizador dos seguintes livros: O Clarim e a Oração: cem anos de Os sertões (2002), Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro (2004), Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea (2006), Quartas histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (2006) e Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte (2008). Seu conto “Beleza”, concorrendo com cerca de 1.200 trabalhos de todo o país, obteve o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Contos do Paraná (2006), um dos mais tradicionais de nossa literatura. Entre os ensaístas e pesquisadores que já abordaram a sua ficção, podem ser destacados Silviano Santiago, Silvia Marianecci (Itália) e Regina Zilberman. Atualmente é colunista do jornal de literatura Rascunho, de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário