quinta-feira, 25 de novembro de 2021

"O Papel do Homem no Enfrentamento à Violência Contra Mulher", no Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher


HOJE, 25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher ou Dia Interacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher.

No Ceará, todas as semanas, em média, 385 mulheres sofrem violência doméstica. As mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher por ano revelam a seriedade dessa causa e o valor e a emergência do seu enfrentamento.

No sentido de contribuir com ações educativas no combate à violência, a Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), iniciou um projeto-piloto de educação inclusiva direcionado a homens privados de liberdade sentenciados exclusivamente pela Lei Maria da Penha.

Foi ministrado o curso O papel do homem no enfrentamento à violência contra mulher (EaD), desenvolvido originariamente em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e com certificação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), cujo objetivo é promover uma reflexão sobre os modelos de masculinidade prejudiciais à sociedade, responsáveis pelo sofrimento de mulheres, crianças e dos próprios homens, afetados pelos impactos dos valores que orientam uma postura violenta.

O projeto-piloto está acontecendo na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (Fortaleza-CE), e hoje, neste dia de reflexão, ocorrerá o encerramento do curso.

A última aula será ministrada por Leila Paiva, coordenadora de conteúdo do curso, advogada, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE e assessora jurídica da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará.

Na metodologia ora praticada, as aulas on-line tiveram a mediação e acompanhamento presencial de uma equipe multidisciplinar da própria unidade, contando com duas terapeutas ocupacionais, uma psicóloga, uma assistente social e um advogado, que cursaram o conteúdo em sua primeira edição e se apresentaram espontaneamente para participar da ação.

Haverá ainda uma avaliação e análise de material produzido pelos alunos, além, naturalmente, da cerimônia de certificação do curso.

O comprometimento de toda a equipe durante a elaboração e execução das atividades propostas foi demais estimulante para que a FDR continue em busca de novos projetos de promoção da cidadania e de enfrentamento a violência contra mulher, o que ela entende ser também o PAPEL DE TODOS NÓS.

 

Saiba mais sobre os cursos disponibilizados pela Fundação Demócrito Rocha: 

cursos.fdr.org.br

E se você é assinante de OP+, leia a matéria:

https://mais.opovo.com.br/jornal/cidades/2021/11/25/quase-seis-em-cada-dez-brasileiros-conhecem-alguma-mulher-ameacada-de-morte.html

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário